Logo

Oposição na AL-BA protocola requerimento para instalação de CPI dos Respiradores

Redação Salvador FM

26 de abril de 2022 às 16h28 | Foto: Divulgação

Imagem de Oposição na AL-BA protocola requerimento para instalação de CPI dos Respiradores

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) protocolou nesta terça-feira (26) o requerimento para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso dos respiradores. O documento foi entregue à Secretaria Geral da Mesa Diretora, que o encaminhou para a Procuradoria da Casa. Em seguida, cabe ao presidente do Legislativo estadual, deputado Adolfo Menezes (PSD), deferir ou não o pedido de abertura da comissão.

No total, 21 deputados assinaram o documento, incluindo os 12 parlamentares do União Brasil, os quatro do Republicanos, dois do PSDB, um do PDT, um do PL e um do PSC. O número de 21 assinaturas é o exigido pelo Regimento Interno da Casa, para que o requerimento seja encaminhado.

Participaram da entrega do requerimento os deputados Sandro Régis (União Brasil), líder da oposição; Alan Sanches (União Brasil); Capitão Alden (PL); Paulo Câmara (PSDB); Soldado Prisco (União Brasil); Talita Oliveira (Republicanos); David Rios (União Brasil); e Samuel Jr. (Republicanos).

De acordo com líder da Oposição na Casa, o deputado Sandro Régis (UB), a Comissão instalada na Bahia deve dar continuidade às investigações já iniciadas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

"Oficializamos o pedido com todas as assinaturas regimentais. Nossa CPI será uma extensão da comissão do Rio Grande do Norte. Hoje, com esse fato (operação da Polícia Federal), mais do que nunca a ALBA, independente de partido ou de posição política, tem a obrigação de apurar este caso, até porque estamos falando de quase R$ 50 milhões e 300 respiradores que poderiam salvar vidas", afirmou o líder.

O deputado afirmou ainda que espera que o governador Rui Costa (PT) dê apoio à CPI, já que o petista disse nesta terça durante coletiva que está "ansioso para que isso seja concluído e os responsáveis sejam punidos".

Operação Cianose 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), a operação Cianose, que investiga a contratação de uma empresa norte-americana pelo Consórcio Nordeste, para fornecimento de ventiladores pulmonares durante o pico inicial da pandemia de Covid-19 no Brasil.

São cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Salvador, no Distrito Federal, e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça.

Em Salvador, a operação é cumprida em um prédio de luxo no Corredor da Vitória. A polícia não divulgou quem são os alvos dos mandados cumpridos nesta terça-feira. As buscas contam com apoio da Controladoria Geral da União.

Leia também:

Respiradores: Rui diz estar ‘ansioso’ por investigação e deseja por culpados ‘no xilindró’  

Programas

Ver mais

Bora de Samba

Agora, às 06h00

Com Letto Simões

Sacode Salvador

Depois, às 10h00

Com Ivis Macêdo

Salvador Mania de Pagode

Depois, às 12h00

Com Jean Nanico

Sucessos Salvador

Depois, às 14h00

Com Jota P

Toca Tudo

Depois, às 19h00

Com Lizzy Correia

Love e Samba

Depois, às 22h00

Com Márcio Vander