Logo

Léo Prates pontua como “ilegítimo” projetos de lei para alienação de imóveis do estado

Rodrigo Portela e Marina Araújo

18 de maio de 2022 às 15h51 | Foto: Vagner Souza/ Salvador FM

Imagem de Léo Prates pontua como “ilegítimo” projetos de lei para alienação de imóveis do estado

O deputado estadual Léo Prates (PDT), criticou em sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na tarde desta quarta-feira (18), os projetos de lei para alienação de imóveis do governo do Estado. O ex-secretário da Saúde de Salvador, considera ilegítimo dos partidos aliados à Rui Costa (PT), indeferir a substituição patrimonial, que utilizaria o valor arrecadado em novos focos de necessidade.

“Quero iniciar minha fala fazendo um apelo ao deputado Rosemberg Pinto [Partido dos Trabalhadores], líder do governo desta Casa. Nós temos votado por vossa excelência, dois projetos que tratam de alienação de imóveis na cidade de Salvador. A alienação nada mais é do que uma substituição patrimonial, ou seja, a legislação diz que a venda de imóvel não traz recursos para custeio e sim para investimento, mas me parece extremamente ilegítimo de um governo que falta seis meses para concluir as atividades, indeferir a substituição patrimonial que será feita”, iniciou Prates.

Segundo o deputado, partidos favoráveis à alienação de imóveis do estado foram contrários à alienação dos municípais. Leo Prates aponta ainda como legítimo, o favorecimento financeiro com a proposta para investimento em outras áreas de necessidade.

“Em Salvador, nós vendemos terrenos para ajuda no custeio do Hospital Municipal, e esta é uma manobra legítima e eficaz, porém quero chamar a atenção, que mesmo que aprovado hoje nesta Casa, o projeto vai para sanção do governador e depois vai para a feição do edital de leilão deste imóvel, pois precisa ser público e depois ainda há casos de recusa. Na melhor das hipóteses, os terrenos serão leiloados pelo Estado em novembro ou dezembro”, afirmou.

Sessão na AL-BA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Adolfo Menezes (PSD), convocou uma sessão extraordinária na Casa para esta quarta-feira (18), às 15h, com objetivo de apreciar três projetos de lei do Executivo.

O primeiro deles, o PL 24.511/2022, disciplina a participação de secretários de Estado e agentes públicos em conselhos ou entidades assemelhadas, constituídos sob a forma de pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos.

As duas outras proposições tratam da alienação de bens imóveis do Estado. O PL 24.512/2022 autoriza o Executivo a vender o terreno do extinto Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). Já o PL 24513/2012 permite ao Governo da Bahia alienar o edifício Water Center, na Calçada.

Programas

Ver mais

Toda Hora

Agora, às 12h00

Com Silvana Freire e Juliana Nobre

Tô na Salvador

Depois, às 13h00

Com Ivis Macêdo

Pipoco

Depois, às 16h00

Com Dinho Junior

Pida! Music

Depois, às 18h00

Com Léo Sampaio

Fora do Plenário

Depois, às 19h00

Com Daniela Prata e Evilásio Junior

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00

Com

Sacode Salvador

Depois, às 21h00

Com Bebeto Junior