Na disputa pela suplência de Otto, PSB diz que tem “mesmo tamanho” que PCdoB
04 de maio de 2022 às 17h39 | Foto: Luciano Barreto/Ascom
O vice-presidente do diretório estadual do PSB na Bahia, Rodrigo Hita, comentou sobre a disputa entre a legenda e o PCdoB para assumir vaga na suplência do senador Otto Alencar (PSD) nas eleições deste ano. Hita afirmou ao Portal Salvador FM nesta quarta-feira (4), que ainda tem que avaliar entre as siglas que compõem a base, qual agregaria mais à chapa.
Para o vice-presidente estadual do PSB, o argumento que o PCdoB é a terceira força política na base governista, não se aplica. “O PCdoB e o PSB tem um tamanho muito semelhante, a gente estava maior, mas com a saída de Nilo [...] Em compensação temos mais prefeitos”, declarou Hita.
Por outro lado, Davidson Magalhães, presidente do PCdoB na Bahia, afirmou nesta quarta à Salvador FM, que acredita que o partido comunista ocupe a vaga. O motivo dado por Davidson é de que atualmente, a legenda é a “terceira força", dentre as siglas governistas.
“Todos têm desejos”, afirmou o socialista, que ressaltou ainda que não existe uma briga pela vaga, segundo ele, os partidos devem avaliar a chapa e entrar em um consenso sobre qual agregaria mais a candidatura de Otto.
Apesar do PCdoB defender o nome do vereador, Augusto Vasconcelos ao cargo pela sigla, o PSB destaca que ainda não debateu sobre um nome do partido para compor a possível suplência ao Senado.
Atual conjuntura dos partidos
Ambos os partidos possuem quatro deputados estaduais em exercício na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), mas o PCdoB tem um deputado federal a mais.
Atualmente, os deputados estaduais do PSB são: Alex Lima, Ângelo Almeida, Fabíola Mansur e Jurandy Oliveira. Na Câmara Federal, o partido é representado pela deputada Lídice da Mata.
Já as cadeiras do PCdoB são compostas por: Bobô, Fabrício Falcão, Olívia Santana e Zó, no parlamento. Na Câmara Federal, Alice Portugal e Daniel Almeida representam o partido comunista.
Leia mais:
Davidson Magalhães reivindica vaga 'justa' do PCdoB na suplência de Otto Alencar
Augusto Vasconcelos deve assumir suplência de Otto: "Estou confiante"