Logo

Com maior fundo eleitoral, União Brasil quer aumentar bancada na Bahia

Luiz Felipe Fernandez

03 de março de 2022 às 10h15 | Foto: Agência Câmara

Imagem de Com maior fundo eleitoral, União Brasil quer aumentar bancada na Bahia

Nascido da fusão do PSL e DEM, o União Brasil desponta em 2022 como o maior partido do país. Dono de um fundo eleitoral  de R$ 770 milhões, a sigla quer ainda ampliar a sua bancada, de acordo com o presidente do diretório na Bahia, o deputado federal Elmar Nascimento, e pode já dar início ao movimento nesta janela partidária.

Antiga aliada e atual desafeto do presidente Jair Bolsonaro (PL), a deputada federal Dayane Pimentel, eleita pelo PSL, deve continuar no partido. A informação foi confirmada por Elmar ao Portal Salvador FM, na manhã desta quinta-feira (3), que prevê a saída dos bolsonaristas mais radicais do partido.

Dayane vai precisar se dividir entre a adesão ao novo partido, que na Bahia tem acordo costurado com o PDT, condicionando o apoio a Ciro Gomes, e a coordenação da campanha do ex-juiz Sérgio Moro. Em novembro, ela anunciou que iria coordenar a campanha do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro.

"Aqui na Bahia não devemos ter grandes baixas [na Câmara Federal]. Que se elegeu pelo PSL, tem a deputada Dayane Pimentel, mas que vai ficar", assegura.

"A ala bolsonarista do partido deve sair toda. A gente está conversando com todo mundo, de vários partidos, então é difícil ter uma previsão certa do que irá acontecer. Só no fim do mês", despista.

Apesar de repelir bolsonaristas, na Bahia, o deputado federal Alex Santana é um dos que já tem conversas adiantadas para se filiar ao UB. 

Ele foi expulso do PDT por aderir aos protestos do 7 de setembro em prol do governo Bolsonaro, marcado à época por cartazes antidemocráticos, e pedidos de fechamento do Congresso de parte dos manifestantes.

O União Brasil nasce com 78 deputados na bancada e o presidente do diretório baiano confia que, entre dissidências e novos ingressos, eleja mais de 70 nomes à Câmara Federal este ano.

"Somos um partido com estrutura para dar todas as condições, não só para deputados com mandato se reelegerem, mas também para os que estão disputando a 1ª vez, disputarem com igualdade", assegura.

Além de Elmar Nascimento e Dayane Pimentel, o UB conta hoje com os baianos Arthur Maia, Paulo Azi e Leur Lomanto Jr. na bancada federal.

Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o partido tem atualmente como herdeiros do DEM Alan Sanches, Luciano Simões Filho, Pedro Tavares, Sandro Régis e Tom Araújo.

A situação mais delicada é a dos bolsonaristas Capitão Alden e Talita Oliveira, ambos eleitos pelo PSL. A tendência é que nenhum dos dois permaneça no partido de ACM Neto, ex-presidente do DEM e atual secretário-executivo da sigla. O ex-prefeito de Salvador vai representar o UB na candidatura ao Governo da Bahia.

Procurada, a assessoria de Talita Oliveira confirmou a sua saída do partido. O seu destino, contudo, ainda não está selado e ela aguarda os próximos passos do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A possível saída de Alden também foi confirmada por Elmar Nascimento.

Programas

Ver mais

Bom Dia Salvador

Agora, às 07h00

Com Jeffinho

Toda Hora

Depois, às 12h00

Com Silvana Freire e Juliana Nobre

Tô na Salvador

Depois, às 13h00

Com Ivis Macêdo

Pipoco

Depois, às 16h00

Com Dinho Junior

Pida! Music

Depois, às 18h00

Com Léo Sampaio

Fora do Plenário

Depois, às 19h00

Com Daniela Prata e Evilásio Junior

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00

Com

Sacode Salvador

Depois, às 21h00

Com Bebeto Junior