Logo

Trabalhadores da Embasa fazem manifestação na AL-BA contra privatização da estatal

Luiz Felipe Fernandez e Marina Araújo

22 de fevereiro de 2022 às 14h58 | Foto: Vagner Souza/Salvador FM

Imagem de Trabalhadores da Embasa fazem manifestação na AL-BA contra privatização da estatal

A votação do projeto de lei nº 24.362/2021, que permite a privatização da Embasa, está prevista para a tarde desta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A apreciação na última quarta-feira (16) foi derrubada por falta de quórum. A proposta é rechaçada por alguns deputados das bancadas governista e de oposição.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), Aloísio Rocha Filho, disse ao Portal Salvador FM que o grupo se mobilizou em frente à Casa e aguarda a bancada do PT passar as modificações no projeto enviado pelo Executivo. O grupo se reuniu ontem (21), com Rui Costa (PT), para pontuar as insatisfações e pediu alterações no texto.

“O projeto para as microrregiões tem que existir, o problema é que não concordamos com a proposta. A Embasa, hoje, pega água bruta, trata e distribui. Entretanto, no projeto, a Embasa pegava água bruta, tratava e vendia para alguma empresa distribuir, ou seja, isso enfraqueceria a empresa, demitindo funcionários, reduzindo a operação. Colocamos para o governador que ele estava querendo abrir para empresas privadas, e ele teve o entendimento que a gente tinha razão e ficou de ajustar essa redação e estamos esperando o novo projeto. Estamos mobilizados, aguardando a bancada do PT passar para gente”, explicou Rocha.

Também contra a proposta, o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) juntou-se ao Sindae em frente à AL-BA por acreditar que a proposta seja “comprovadamente privatista”.

“A população é sensível a esse tema, ela compreende que a sua vida está relacionada a isso, é água de beber, de cozinhar, de banhar e de produzir também. O Sindae vanguardeia ao ver um grande movimento. Aqui estão representações de diversos partidos, de diversas organizações do movimento social, e temos esperança que o governo se sensibilize com relação ao recado que a sociedade está mandando e retire esses projetos, que são comprovadamente privatistas”, disse ao Portal.

O parlamentar ainda deseja uma nova derrubada de quórum, assim como na semana passada, que foi marcada por protestos e insatisfação dos deputados.“Semana passada, houve a derrubada do quorum, foi uma ação consciente, e eu tive a honra de participar do processo de articulação. Nossa expectativa é que aconteça o mesmo hoje. Foram muitos discursos contrários, da base e oposição, e virou um consenso que não dá para fazer isso com a nossa Embasa”, finalizou.

Programas

Ver mais

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00

Com

Acorda Salvador

Depois, às 04h00

Com Paulinho FP

Bom Dia Salvador

Depois, às 07h00

Com Jeffinho

Toda Hora

Depois, às 12h00

Com Silvana Freire e Juliana Nobre

Tô na Salvador

Depois, às 13h00

Com Ivis Macêdo

Pipoco

Depois, às 16h00

Com Dinho Junior

Pida! Music

Depois, às 18h00

Com Léo Sampaio

Fora do Plenário

Depois, às 19h00

Com Daniela Prata e Evilásio Junior

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00

Com

Com Bebeto Junior