Governo da Bahia cria força tarefa para garantir ajuda a municípios atingidos pelas chuvas
09 de dezembro de 2021 às 09h52 | Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado(SUDEC) junto ao Governo do Estado da Bahia realizam mutirões nas cidades baianas do extremo sul, região mais impactada pelos temporais, para socorro e ajudas sociais as famílias das regiões atingidas por alagamentos e deslizamentos de terras. A força tarefa também conta com apoio nos centro de acolhimento de desabrigados.
Além das operações sociais, providências estruturais foram deflagradas, entre elas, estão as orientações para a decretação de situação de emergência e a inscrição no sistema integrado de informações sobre desastres S2ID (da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil). Aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar(GRAER) e da Casa Militar do Governo do Estado auxiliam no trabalho dos 40 agentes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, lotados em Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, que dão apoio às ações de socorro às famílias e animais afetados, especialmente nas cidades de Canavieiras, Itamaraju, Prado, Teixeira de Freitas e Jucuruçu.
A logística inclui também a distribuição de cestas básicas, colchões, lençóis, lonas, cobertores e outros itens, a partir das avaliações técnicas sobre a dimensão dos danos humanos, ambientais e materiais provocados pelas chuvas.
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) também deu início a ações de manutenção para garantir as condições de trafegabilidade em trechos da BA-284, na BA-290 e BR-489, na quarta-feira (08). Os equipamentos necessários, como caçambas e pás carregadeiras, estão sendo deslocados para realizar os serviços, a fim de permitir o tráfego de veículos em trechos das três rodovias.
Na BA-290, a retirada do material, por conta de deslizamento de terra e queda de árvores na pista do trecho de Teixeira de Freitas até Alcobaça, já foi realizada pela equipe técnica da Seinfra e o tráfego de veículos na rodovia está liberado.